agosto 14, 2021

GAMES CORPORATIVOS

Gabriel do Amaral Rodrigues[1]

Leonardo José Tenório Mourão Torres[2]

 

  1. O QUE É?

Na sociedade extremamente consumista que temos na atualidade precisamos das empresas dos produtos que vendem e dos serviços que prestam, as empresas são das mais variadas algumas vendem produtos outras prestam serviço e para obter tal resultado elas tem seus processos e seus funcionários que trabalham sempre em equipe para obter um resultado desejado e satisfazer seus clientes.

Ciente que as empresas possuem processos para atingir determinado objetivo os funcionários e integrantes da empresa possuem conhecimento sobre o funcionamento dela, porém pode acontecer da equipe de funcionários encontrar dificuldade em alguma coisa e funcionários mal preparados prejudicam a empresa. Os games corporativos entram pra ajudar com isso e tem uma abordagem semelhante aos games educacionais para crianças, eles ensinam de forma divertida algo aos seus jogadores, o conteúdo ensinado pode ser de uma variedade bem grande.

  1. VANTAGENS

           

Algumas empresas possuem bancos de dados com informações variadas que são valiosas para hackers e criminosos virtuais e esse tipo de criminoso se aproveita de falhas nos bancos de dados, falhas essas que são deixadas lá pelos próprios funcionários da empresa por falta de conhecimento e os games corporativos podem ajudar muito com esse problema, que só cresce a cada dia, com um jogo corporativo certo os funcionários podem aprender de forma divertida a dificultar a vida dos criminosos e não deixar falhas nos seus sistemas apenas se divertindo jogando um jogo que foi desenvolvido para esse fim.

Isso não se aplica somente a área de banco de dados e servidores, mas podemos abordar outras empresas de outros tipos que vendem produtos ou prestam serviços diferentes, pode ser desenvolvido um jogo corporativo alinhado com as dificuldades da instituição onde os jogadores aprendem sobre a instituição e aperfeiçoar seu trabalho.

  1. APLICAÇÕES E DESENVOLVIMENTO

 

Quando o programador for prestar esse serviço a alguma empresa ele tem que visar primeiramente qual tipo de empresa, processo, funcionamento, integrantes e quais as maiores dificuldades daquela instituição, ou seja, tem todo um estudo em cima da instituição antes do desenvolvimento em si do software.

Também estudar os usuários do software pois algumas empresas podem ser muito grandes e ter muitos participantes e fazer algo para uma variedade grande de pessoas não é uma tarefa fácil pois algumas podem não se adequar ao game corporativo e os problemas persistirem

  1. CONSIDERAÇÕES

Atualmente nosso mercado é gigante a concorrência também hoje uma empresa da China pode competir com uma brasileira e ser seu concorrente mesmo estando em outro lugar do mundo, o que em outros tempos da história da sociedade era impossível hoje já não é mais e devido a essa competição as empresas procuram sempre atingir a perfeição, devido a exigência grande do cliente pela variedade ser grande e para obter tal resultado, precisa-se de pessoas bem treinadas e os games corporativos ajudam as instituições a obter esse resultado, isso não ajuda só as empresas mas os clientes também, e os funcionários da instituição.

  1. REFERÊNCIAS

 

 

LOH, Stanley. 31 tipos de sistemas de informação - 31 maneiras de a tecnologia da informação ajudar as organizações. Porto Alegre, 2014. Loh, S. Disponível em: <https://www.intext.com.br/31-tipos-stanley-loh.pdf>

[1] Docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS

[2] Professor orientador e Coordenador do Curso de ADS

Compartilhe em suas redes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Curta nosso face