julho 2, 2021

JOGOS EDUCACIONAIS PARA O SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA

 

  1. O QUE É?

Desde os primórdios dos tempos temos jogos, os jogos já existem antes da energia.

Ou qualquer tecnologia do tipo, como o xadrez, por exemplo, que foi criado muito antes da existência da tecnologia moderna que os jogos atuais utilizam os jogos sempre costumam explorar alguma capacidade das pessoas, o xadrez, por exemplo, explora a capacidade lógica, intelectual e estratégica dos seus jogadores, os jogos modernos, que possuem ação e tiroteios (FPS) sempre explora a capacidade intelectual do jogador (estratégia) e também explora a capacidade de reflexos das pessoas que jogam, pois precisa ter reflexos rápidos para ser um bom jogador. Essa característica de explorar algo das pessoas de forma competitiva pode ser utilizada de muitas formas na área educacional e várias outras.

  1. VANTAGENS

           

            Laboratórios de informática de muitas escolas primárias onde os alunos que são crianças pequenas em desenvolvimento podem usar de jogos educacionais onde são exploradas e trabalhadas várias capacidades artísticas, matemáticas, linguísticas etc. e isso ajuda muito no desenvolvimento da criança pois as crianças gostam de jogos, elas nasceram na época de modernidade e já aprendem desde muito cedo a se divertir com games e tecnologia, quando elas usam um meio de aprendizado que os diverte e já é um meio mais familiar a eles, o aprendizado é melhor e mais eficiente que os meios comuns utilizados desde antes a existência da tecnologia.

Atualmente estamos passando por uma pandemia de nível mundial e devido às dificuldades geradas por isso as crianças não estão frequentando a escola e a faixa etária dos mais novos e jovens não há forma de aplicar ensino EAD (ensino a distância) devido a faixa etária das crianças.

E os games educacionais para crianças podem resolver ou amenizar tal problema nesta faixa etária de crianças, elas poderiam jogar com os pais em casa assim como jogam e aprendem com o acompanhamento do monitor de laboratório e os professores nas escolas.

  1. APLICAÇÕES E DESENVOLVIMENTO

 

Vale lembrar que isso não pode ser aplicado apenas a essa faixa etária de crianças, por exemplo, alem de crianças muito jovens, também temos crianças que tem condições neurológicas especiais como autistas, crianças com síndrome de down entre outros que devido sua condição especial, sofrem pela dificuldade que encontram em ter aprendizado e atualmente já existem games, plataformas entre outros serviços que são desenvolvidos e são próprios para esse tipo de criança, com essa condição, por exemplo, atualmente temos games educacionais que foram criados especialmente para os autistas, onde existe todo um estudo de psicologia e o funcionamento do cérebro desse tipo de criança e através desse estudo podemos desenvolver um game, plataforma, um software próprio para eles onde eles não tenham tanta dificuldade de aprendizado e consigam se divertir como as outras crianças.

Como podemos ver os games tem uma área de abordagem bem grande e podem ser muito mais úteis não só nos sistemas públicos de educação, mas podem ser úteis na vida de pessoas com deficiência entre outras situações onde pode ser aplicado.

 

  1. CONSIDERAÇÕES

Historicamente falando os sistemas de educação pública nunca tiveram tecnologia tão abrangente assim pois se uma criança com deficiência nascesse há um século atrás ela não teria acesso nenhum a algum tipo de educação que fosse feito para ela e de forma aberta para qualquer um usar, devido as suas dificuldades pela deficiência, mas as crianças da atualidade podem ter acesso ao aprendizado, independente de faixa etária ou condição da criança ela pode aprender graças a tecnologia, ao desenvolvimento de softwares e aos estudos na área de psicologia também.

Vale lembrar que, para se desenvolver games educacionais desse tipo é essencial o trabalho e participação não só do programador, mas também um profissional da área da psicologia na hora de desenvolver os softwares.

Para os monitores na hora de instalar os games nas maquinas de seus laboratórios também é bom visar qual a procedência dos desenvolvedores e qual tipo de criança que visita seu laboratório de informática.

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  1. REFERÊNCIAS

 

GOMES, Luzivone Lopes; MOITA, Filomena Maria G. S. C. O uso do laboratório de informática educacional: partilhando vivências do cotidiano escolar. In: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/fp86k/pdf/sousa-9788578793265-07.pdf>.

UNICAMP. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Organizado por: José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire e Flávia Linhalis Arantes. Campinas, SP : NIED/UNICAMP, 2018. Disponível em: <https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf>.

 

[1] Docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS e Jogos Digitais

[2] Professor orientador e Coordenador do Curso de ADS e Jogos Digitais

Gabriel do Amaral Rodrigues[1]

Leonardo José Tenório Mourão Torres[2]

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