O PERFIL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
O professor de Educação Infantil ao organizar sua ação pedagógica deve desempenhar as dimensões do cuidar e educar. Para cuidar de criança pequena, sobretudo às de zero a cinco anos, deve ter compromisso com a sua formação inicial, permanente e continuada; possuir princípios éticos; estar atento e observar os conhecimentos dos seus alunos; e refletir sobre a prática direta com as crianças através da observação, registro, planejamento e avaliação.
Para os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, a função do professor é garantir o bem-estar, assegurar o crescimento, promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade. O documento apresenta uma lista das funções que foram aqui resumidas, entretanto, você pode ler na íntegra no documento original. São funções dos professores de Educação Infantil:
- Assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação;
- Assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, e nos períodos de adaptação;
- Encaminhar a seus superiores, os casos de crianças vítimas de violência ou maus-tratos;
- Possibilitar que bebês e crianças possam exercer a autonomia de acordo com seu estágio de desenvolvimento;
- Auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos;
- Alternar brincadeiras de livre escolha das crianças, momentos mais agitados com outros mais calmos, atividades ao ar livre em salas e as desenvolvidas individualmente com as realizadas em grupos;
- Organizar atividades nas quais bebês e crianças desenvolvam a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão em suas múltiplas linguagens, ou seja, linguagem dos gestos, do corpo, plástica, verbal, musical, escrita, virtual.
- Possibilitar que bebês e crianças expressem com tranquilidade sentimentos e pensamentos;
- Realizar atividades nas quais bebês e crianças possam ampliar seus conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura;
- Organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças diversifiquem atividades, escolhas e companheiros de interação;
- Criar condições favoráveis à construção do autoconceito e da identidade pela criança em um ambiente que expresse e valorize a diversidade estética e cultural brasileira;
- Intervir para assegurar que bebês e crianças possam movimentar-se em espaços amplos diariamente;
- Intervir para assegurar que bebês e crianças tenham opções de atividades e brincadeiras que correspondam aos interesses e às necessidades apropriados às diferentes faixas etárias e que não esperem por longos períodos durante o tempo em que estiverem acordados;
- Garantir oportunidades iguais a meninos e meninas, sem discriminação de etnia, opção religiosa ou das crianças com necessidades educacionais especiais;
- Valorizar atitudes de cooperação, tolerância recíproca e respeito à diversidade e orientar contra discriminação de gênero, etnia, opção religiosa ou às crianças com necessidades educacionais especiais.
O professor deve criar condições favoráveis para que as crianças se sintam seguras e aprendam a viver em coletividade num ambiente saudável e acolhedor. Isto é, aprendam nas vivências a se expressar, explorar, compartilhar enquanto se desenvolvem e se apropriam da sua identidade com autonomia.
Quer saber mais? Vem fazer pedagogia na Unisepe/UNIVR!
Compartilhe em suas redes
Desejo receber futuras orientações sobre
como é um perfil de um professores na educação infantil ? Anos iniciais sou estudante
Alem do curriculo academico, a experiencia profissional e o periodo de permanencia em colegios anteriores dao uma dimensao sobre o perfil do candidato e seu nivel de compatibilidade com a metodologia da escola. Um professor de educacao infantil e responsavel por gerenciar e coordenar o espaco e o tempo das criancas. O educador deve reunir competencias e habilidades para criar habitos de higiene e alimentacao, rotinas de atividades, planejar situacoes de aprendizagem que promovam conhecimentos, o que envolve tambem o desenvolvimento neurologico e socioemocional de cada aluno.
Adorei o texto.
Viviane voglers costa
Por mais conteúdos assim.
Gratidão.
Educação infantil
sarapimentaalves18@gmail.com
Ótimo texto. Bem esclarecedor.