O RH DA EMPRESA E O MUNDO DO TRABALHO
Hoje vivemos em uma sociedade totalmente competitiva e bastante seletiva. Se em outras épocas o RH era visto como um departamento dentro da empresa, encarregado apenas das questões burocráticas como admissão, demissão e pagamentos, hoje, esse departamento adquiriu outras conotações.
O departamento de Recursos Humanos, RH comumente falando, deixa de ver a pessoa apenas como um número de registro ou mão-de-obra na empresa e passa a ver a pessoa como um sujeito humanizado com todos os problemas, anseios, angústias e possibilidades.
Segundo Chiavenatto, em seus estudos (2010), a gestão de RH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. O mesmo autor ainda ressalta que as empresas perceberam que as pessoas são os elementos essenciais no mundo corporativo, que elas introduzem a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões e passam a serem consideradas parceiros que cumprem metas, alcançam resultados, assumem riscos compartilhados e ganham a conotação de corresponsabilidade na gestão do negócio.
Mas afinal, o que é o RH?
O RH dentro das empresas é o departamento que hoje ultrapassa o seu papel operacional e caminha em direção a um papel muito mais estratégico. Vejamos abaixo os novos papéis do Rh numa visão estratégica:
· Assume papéis mais amplos e complexos;
· Estabelece parceria e compromisso;
· Ações projetadas para longo prazo;
· Adquire função consultiva;
· Foco no negócio;
· Foco externo e no cliente (o cliente em primeiro lugar);
· Proatividade e prevenção;
· Foco nos resultados e nos fins.
Sabe-se que os objetivos da Gestão de Pessoas nas organizações são variados e contribuem positivamente para o crescimento e fortalecimento e nesse sentido o RH desempenha um papel fundamental dentro da empresa. O profissional do RH não pode perder de vista tais objetivos que são:
· Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
· Proporcionar competitividade à organização;
· Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e motivadas;
· Elevar o autodesenvolvimento e a satisfação das pessoas no trabalho;
· Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;
· Administrar e impulsionar a mudança, desenvolver a resiliência;
· Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável;
· Construir a melhor empresa e a melhor equipe.
O profissional de RH e o Mercado de trabalho
Se compreendermos que é no mercado de trabalho que ocorrem as transações e relacionamentos e o que o mesmo é dinâmico e sofre contínuas mudanças, é fundamental que o gestor de RH assuma uma postura de liderança proativa como forma de garantir a todos os colaboradores da empresa o desenvolvimento de competências e habilidades que o novo modelo de economia mundial requer.
Além disso,
quando pensamos em mercado de trabalho, faz-se necessária a compreensão da concepção de emprego hoje. Como os postos de trabalhos se apresentam para a classe trabalhadora e empregadora, como vemos os novos modelos de empregos, empregadores e empregados?
São questões tão necessárias para o novo modelo de empreendedorismo e acredito que é nessa vertente que as organizações sejam elas de grande ou pequeno porte, precisam planejar as suas ações. Nesse sentido o profissional de RH adquire protagonismo para desenvolver e formar pessoas dentro das empresas.
Do que as organizações necessitam em relação ao profissional de RH?
· Proatividade;
· Liderança;
· Bom relacionamento interpessoal;
· Pessoas que saibam trabalhar em equipe:
· Pessoas que saibam compartilhar saberes:
· Pessoas que vejam o estudo como forma de desenvolver novas competências e habilidades:
· Ética no mundo trabalho;
· Visão estratégica e analítica.
· Bom gestor de tempo;
· Saber lidar com desafios.
Você que é estudante de RH pôde perceber que existe um campo bastante amplo para atuação do profissional de Recursos Humanos esperando para os novos desafios da profissão.
Prof. Jacob Elias Mancio
Pedagogo e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento
Compartilhe em suas redes