Pedagogia

Concepção do curso

Dentro dos objetivos mais amplos que regem o curso superior, o Curso de Pedagogia, do Centro Universitário Amparense – UNIFIA, reveste-se da missão de preparar os profissionais que na escola ou em outros espaços de atuação pedagógica possam assumir a responsabilidade de educar o homem. Entende que os pressupostos teóricos devem ser buscados, discutidos e analisados em suas implicações e contextos de origem para que possam ser reelaborados e utilizados na multiplicidade das práticas pedagógicas para as quais os educadores são exigidos na contemporaneidade. Entende também, que a prática pedagógica é fonte inesgotável na geração de novos conhecimentos e novas teorias.

 

 

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Objetivo Geral

Formação sólida na Educação Profissional, que permita ao aluno apropriar-se dos conhecimentos das diversas áreas de serviços e apoio no âmbito escolar, de forma a tornar o conhecimento técnico-burocrático, necessário em toda organização humana, um possibilitador e uma atividade – meio que lhe permita, no espaço educacional, seu fim último, promover e construir o conhecimento social e historicamente construído, como garantia da ação pedagógica, superando a dicotomia do burocrático X pedagógico na formação do profissional de educação, de tal forma que sua formação superior lhe assegure apropriar-se dos conhecimentos de ambas as instâncias, na formação de um verdadeiro Pedagogo.

Objetivos Específicos

  • Promover, ao longo do curso, um processo de reflexão sobre o fazer pedagógico, tendo como princípio o conhecimento dos fundamentos básicos da área e específicos curriculares.
  • Oportunizar condições para um pensamento crítico de amplas e múltiplas referências teóricas e práticas para uma compreensão do trabalho pedagógico nas suas dimensões coletiva, cidadã, inclusiva, ética e democrática.
  • Promover o crescimento de um profissional da Educação através da reflexão dialética entre teoria e prática, sistematizando e construindo saberes docentes e de serviços e  apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
  • Desenvolver os âmbitos da reflexão e posturas de pesquisa e de pensar sobre a realidade da Educação e da sociedade brasileiras, possibilitando a formulação de questões e a proposição de soluções para os problemas vivenciados no cotidiano pedagógico, escolar e social, tendo como parâmetro o bem coletivo e a contribuição positiva na formação humana que a profissão de educador perfaz.
  • Compreender, com a consciência da luta contra o preconceito e a discriminação, o trabalhar com as diferenças, singularidades e com as necessidades especiais, objetivando ampla inclusão social.
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;