Biomedicina

O Curso DE BIOMEDICINA do UNIVR – Registro SP apresenta 3240 horas divididas em 08 semestres (4 anos). A estrutura curricular permite a formação de Biomédicos generalistas, qualificados para o exercício da Biomedicina com atuação em análises clínicas e também na realização de exames que possibilitem o diagnóstico por imagem, elucidar crimes por meio de análises de tecidos, biologia molecular, pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias, manipular micro-organismos e executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar na identificação de agentes causadores de patologias humanas, entre outras funções.

O Biomédico é responsável pela identificação, classificação e estudo dos microrganismos causadores de enfermidades. Ele desenvolve medicamentos e produz vacinas para combatê-las.

Ao Biomédico compete, portanto, atuar em equipes de saúde, nas atividades complementares de diagnóstico e também poderá atuar em análises ambientais, indústrias, análises bromatológicas, reprodução humana, citologia oncótica, banco de sangue, fisiologia do esporte, perfusão extra corpórea, biomedicina estética, etc.

No geral, a formação em Biomedicina do UNIVR capacita o estudante a entrar no mercado de trabalho e realizar suas atribuições com qualidade, ética e competência estando apto a especializar-se em qualquer uma das mais de 30 áreas de atuação do profissional biomédico.

Perfil de egresso

Profissional Biomédico generalista, clínico, humanista, crítico, reflexivo e ético. Profissional qualificado para o exercício da Biomedicina, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano e responsabilidade com o Meio Ambiente.

Consciente dos direitos e deveres preconizados pelo Código de Ética da Profissão de Biomédicos e pela Lei do Exercício Profissional da Biomedicina, agente de transformação no processo de desenvolvimento humano, político e social; preparado para desenvolver a práxis fundamentada nos princípios e diretrizes das políticas públicas de saúde no trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Instrumentalizado para desenvolver pesquisa na área da Saúde e Diagnósticos. Caracterizando assim o profissional Biomédico rapidamente absorvido no mercado de trabalho, devido à crescente necessidade de profissionais da saúde com este perfil.