A Instituição Recursos de acessibilidade WEB

Acessibilidade UNISEPE Educacional

 

Acessibilidade por meio de legendas

Como forma de inclusão digital para sujeitos surdos, a UNISEPE Educacional através de sua área de tecnologia desenvolve uma extensão para o navegador Google Chrome. A ferramenta utiliza o site Webcaptioner que disponibiliza legendas através da escuta do áudio do computador permitindo seu uso de forma livre em vídeos, palestras entre outros. Nesse sentido, a UNISEPE Educacional propõem maior acessibilidade a sua comunidade acadêmica.

Figura 1

Uso da extensão Unisepe Educacional (Google Chrome)

Ressaltamos que legendas podem, devem e são implementadas como ferramenta oportunizando a acessibilidade de pessoas com surdez, usuárias da linguagem em vários locais e ambientes, como em webaulas, campanhas de marketing e especialmente no meio digital. Grandes empresas como o Google, o Youtube, a Microsoft e o Skype de tecnologia têm contribuído para essa comunidade. Há uma demanda bastante significativa de pessoas interessadas em informações acessíveis e cada vez mais há disponibilizações de recursos como legendas automáticas em vídeos.

Link extensão: https://chrome.google.com/webstore/detail/legendas-unisepe-educacio/ jifibkkklbapaebphnbbfoblidkimhlo?hl=pt-BR&authuser=0

 

Acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

A UNISEPE Educacional utiliza em seu SITE e AVA a suíte VLibras para inclusão da linguagem de sinais em seus conteúdos para leitura de textos digitais. Essa suíte não substitui a figura do professor intérprete. A UNISEPE Educacional disponibiliza professores intérpretes oportunizando a acessibilidade de alunos com surdez identificados em sua comunidade acadêmica.

O VLibras é uma ferramenta gratuita (de código aberto e distribuição livre) que faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pode ser instalado em qualquer site ou no computador e também em tablets e smartphones. Essa ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lembrando que o VLibras foi desenvolvido para melhorar o acesso das pessoas surdas usuárias de Libras à informação e à comunicação.

Figura 2

Ícone do VLibras em nossos Sites e AVA

Figura 3

Interprete Virtual do VLibras acionado no AVA

 

Acessibilidade por meio de áudio

Com o objetivo de incluir pessoas cegas ou com deficiência visual, a UNISEPE Educacional orienta seus discentes e docentes sobre a necessidade do uso de extensões do Google Chrome para leitura, o Leitor Selecção (Texto-para-Voz) – é uma extensão para o Google Chrome, permitindo leitura de SITES da WEB, além de permitir leituras de PDF utilizando o Google Chrome.

O Leitor Selecção é uma extensão para Google Chrome, que utiliza recursos do Google para leitura de textos dentro do navegador que permite também a leitura de arquivos de textos em PDF. A extensão foi desenvolvida por David Heaney.

 

Acessibilidade tamanhos de fontes e contrate

Para aumentar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual com baixa visão e sensibilidades, a Unisepe educacional disponibiliza em sua página o botão de acessibilidade no canto superior direito permitindo aumentar e reduzir o tamanho da fonte além e mudanças no contraste.