Pedagogia

Graduação digital | Híbrido

CONCEPÇÃO DO CURSO

Dentro dos objetivos mais amplos que regem o ensino superior, o Curso de Pedagogia, da União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa Ltda – UNISEPE na Modalidade a distância (EaD), reveste-se da missão de preparar os profissionais para atuarem nas escolas, bem como em outros espaços de atuação pedagógica com o compromisso e a responsabilidade de educar o homem. Entende que os pressupostos teóricos devem ser buscados, discutidos e analisados em suas implicações e contextos de origem para que possam ser reelaborados e utilizados na multiplicidade das práticas pedagógicas para as quais os educadores são requeridos na contemporaneidade.

Entende também, que a prática pedagógica é fonte inesgotável na geração de novos conhecimentos e de novas teorias, e para tanto, promove incentivos na área de pesquisa educacional, inserindo seus alunos em projetos multidisciplinares para a busca de novos conhecimentos, na perspectiva de que ensino, pesquisa e extensão caminham juntos, entrelaçados e interdependentes.

Sua composição curricular foi pensada e planejada para que esta formação superior permita uma ampla e profunda compreensão por parte do aluno e de suas atuais e futuras atividades docentes. Assim, o curso de Pedagogia na modalidade EaD  pretende ser um espaço de reflexão, estudo e extensão para reconhecer  as condições do desempenho profissional docente, dialogando com as outras áreas do conhecimento.

Objetivo Geral

Formação sólida na Educação Profissional, que permita ao aluno apropriar-se dos conhecimentos das diversas áreas de atuação e apoio no âmbito escolar, de forma a tornar o conhecimento técnico-burocrático, necessário em toda organização humana. Sua composição curricular foi pensada e planejada para que esta formação superior permita uma ampla e profunda compreensão por parte do aluno e de suas atuais e futuras atividades docentes. Assim, o curso de Pedagogia na modalidade EaD pretende ser um espaço de reflexão, estudo e pesquisa acerca das condições do desempenho profissional docente, dialogando com as outras áreas do conhecimento.

Objetivos Específicos

  • Promover, ao longo do curso, um processo de reflexão sobre o fazer pedagógico, tendo como princípio o conhecimento dos fundamentos básicos da área e específicos curriculares.
  • Oportunizar condições para um pensamento crítico de amplas e múltiplas referências teóricas e práticas para uma compreensão do trabalho pedagógico nas suas dimensões coletiva, cidadã, inclusiva, ética e democrática.
  • Promover o crescimento de um profissional da Educação através da reflexão dialética entre teoria e prática, sistematizando e construindo saberes docentes, de serviços e  apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
  • Desenvolver na esfera da reflexão, posturas de pesquisa e de pensar sobre a realidade da Educação e da sociedade brasileira, possibilitando a formulação de questões e a proposição de soluções para os problemas vivenciados no cotidiano pedagógico, escolar e social, tendo como parâmetro o bem coletivo e a contribuição positiva na formação humana que a profissão de educador perfaz.
  • Compreender com a consciência da luta contra o preconceito e a discriminação, o trabalhar com as diferenças, singularidades e com as necessidades especiais, objetivando ampla inclusão social.
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;