Bosque Registro Carvalho das canárias

Carvalho das canárias

Quercus canariensis
Willd.
Classificação Científica
Reino: Plantae
Divisão: Angiosperma
Classe: eudicotiledóneas
Ordem: Fagales
Família: Fagaceae
Gênero: Quercus
Espécie: Q. canariensis

DESCRIÇÃO: Folhas: simples, alternas, coriáceas, de oblongo a obovadas, elíptica-oval ou em forma de lança larga, por vezes convexas, margens serradas, crenadas, com 8-14 pares de lobos mais ou menos regulares, com lobo terminal mais ou menos acuminado, tomentosas quando jovens, tornam-se glabras na maturidade; verde-escuro na página superior e pubescente na página inferior com nervuras salientes paralelas, variam entre 5-20 cm x 2,5-11 cm de largura. A folhagem é marcescente e perene pois uma parte das folhas mantém-se na árvore após ter murchado até à Primavera, enquanto que outras conservam-se verdes durante o Inverno.
Flores: masculinas amarelo-esverdeado, com 6 lobos estão dispostas em amentilhos de 4 a 8 cm de comprimento em posição terminal, as femininas sobre um pedúnculo curto. A floração ocorre entre Abril e Maio.
Frutos: glande que se desenvolve de forma solitária ou agrupada em duas ou três bolotas ovais cilíndricas, com 2,5 cm de comprimento e pedúnculo curto de 0,5 a 1 cm; cúpula semiesférica, com inúmeras escamas velosas ovado-lanceoladas engloba 1/3 da bolota. Frutifica entre Outubro e Novembro do mesmo ano.

DISTRIBUIÇÃO: carvalho endémico do Sudoeste da Bacia do Mediterrâneo –Península Ibérica: Andaluzia, Serra Morena, Montes de Toledo, região de Cádis, Catalunha e Serra de Monchique; Noroeste da África: cordilheira do Atlas (Marrocos e Argélia), Tunísia.

Fonte: http://www.arvoresearbustosdeportugal.com/portfolio-item/carvalho-de-monchique-quercus-canariensis/