Estética e Cosmética

logo_estetica

Missão

 

A concepção da Graduação em Tecnologia em Estética e Cosmética está fundamentada em um curso inovador que venha a atender o mercado de trabalho regional, que tem demandado por profissionais da área de Estética e Cosmética, visto a necessidade de um serviço especializado. Esta área, está em grande expansão e o Tecnólogo em Estética e Cosmética, visa atuar em uma visão reflexiva, ética, humanista e empreendedora, com vistas a atender ao mercado de trabalho regional.

 

Perfil do Egresso

 

O egresso do curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, deve ter um perfil, generalista, clínico, humanista, crítico, reflexivo e ético, bem como, empreendedor e estratégico para atuar na avaliação, planejamento e execução de tratamentos que visem os cuidados da pele e anexos no campo da estética facial, corporal e capilar, além da aptidão para terapias alternativas que promovam o bem-estar e o relaxamento do paciente. No desenvolvimento do Projeto Pedagógico de Curso, as competências para o perfil do egresso são contempladas, a partir de interações teórico-práticas privilegiadas, permeando todo o currículo. Espera-se que o futuro profissional, na visão de uma formação continuada permanente, prime por seu contínuo aperfeiçoamento, desenvolva práticas de forma ética, atualizada e com rigor científico e saiba atuar em equipes multidisciplinares.

 

Competências e Habilidades

 

Ao Tecnólogo em Estética e Cosmética compete atuar em equipes de saúde, a nível tecnológico, nas atividades de bem-estar e atenção à saúde, sem prejuízo dos exercícios das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislação específica. Em seu exercício profissional, o egresso deverá demonstrar competências e habilidades gerais de administração e gerenciamento, liderança, tomada de decisão e comunicação, além de competências e habilidades específicas desenvolvidas ao longo do curso, como estética facial, corporal, capilar e visagismo.

 

Concepção do curso

 

O curso objetiva a formação de um profissional com competências para atuar na área de estética e cosmética, em tratamentos e procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares e na gestão dos serviços da beleza. Também capacita o aluno para atuar com visagismo, maquiagem estética e corretiva, na elaboração de protocolos de tratamentos estéticos e na atuação em equipe multidisciplinar, na área da saúde.

O curso proporciona uma formação generalista, com uma perspectiva humanista, crítica e reflexiva pautadas nos princípios éticos e com vistas a um profissional com competências para desempenhar funções na área de estética humana, compreendendo cuidados e tratamentos prescritos e especializados e, de tal forma, estar apto a usar corretamente técnicas, produtos e equipamentos cosméticos e estéticos.

O Laboratório de Estética da instituição é um espaço disponibilizado aos acadêmicos de Estética, o qual possibilita a prática do conhecimento adquirido em outros espaços pedagógicos, simulando as situações que podem ocorrer no cotidiano da profissão. Sendo assim, se configura em um recurso didático para o ensino de técnicas e cuidados para os profissionais em formação. O local é utilizado por alunos e professores e, muitas vezes, é o primeiro contato do estudante com equipamentos e recursos próprios do ensino e da prática de Estética. Todas as atividades são realizadas conforme a legislação vigente, normas de biossegurança e orientadas pelos Manuais de Boas Práticas.

O laboratório é equipado com os melhores equipamentos existentes no mercado da estética, proporcionando ao aluno uma vivência real com equipamentos de alta tecnologia da área facial, corporal e capilar.

 

Estrutura

 

O curso possui 2000 horas de duração, distribuídas ao longo de 3 módulos ou três anos. Nesse período, são trabalhados conteúdos básicos para a formação de profissionais da saúde – estética, no campo das ciências biológicas, sociais, humanas e econômicas, e específicos, tais como: estética corporal e facial, tricologia, visagismo, massoterapia, pré e pós-operatório de cirurgia plástica, entre outros.

 

Mercado de trabalho

 

O tecnólogo em Estética encontra as portas abertas em diversos estabelecimentos, como hospitais, clínicas de cirurgia plástica e dermatologia, spas, barbearias, academias de ginástica ou centros especializados. Em todos os casos, ele realiza ou acompanha os procedimentos faciais, corporais e capilares. O mercado para professor de estética também está em alta, há boas oportunidades de empregos tanto em setores tradicionais, quanto em atividades emergentes.