Fonoaudiologia Estágio Curricular
O estágio supervisionado do curso de Bacharelado em Fonoaudiologia da UNIVR abrange as cinco grandes áreas: motricidade orofacial, voz, fala, linguagem oral, linguagem escrita e audição. Os aspectos serão estudados e praticados em todos os níveis de atenção à saúde, sendo promoção de saúde e prevenção de distúrbios, avaliação e intervenção fonoaudiológica. Dessa fora, o discente terá a possibilidade de vivenciar a teoria e a prática de forma efetiva.
Os estágios serão realizados nos 4 últimos semestres do curso com carga horária total de 640 horas. Segue abaixo a descrição dos estágios e a bibliografia sugerida:
- Promoção em Saúde Pública na Fonoaudiologia (160 horas): Nesse estágio o aluno terá como objetivos identificar os problemas de saúde que exijam ações de prevenção das incapacidades e deficiências em todos os ciclos da vida, desenvolver a promoção e proteção da saúde, visando o autocuidado dos pacientes, nos aspectos físicos e da comunicação, como consciência de cuidados com o corpo, postura, saúde auditiva e vocal, hábitos orais (sucção digital, por exemplo), amamentação e controle de ruído. Permite a prática profissional em Saúde Pública, enfocando a importância do Fonoaudiólogo no Sistema Único de Saúde.
- Prevenção de Distúrbios Fonoaudiológicos (160 horas): Neste estágio o aluno terá como objetivos promover e desenvolver estratégias que estimulem a aprendizagem, a linguagem, as habilidades auditivas e/ou visuais, a fim de favorecer e desenvolver a linguagem escrita, além de prevenir distúrbios relacionados à aprendizagem e comunicação.
- Avaliação Fonoaudiológica (160 horas): Este estágio permite ao aluno aplicar avaliações e testes para identificar as os distúrbios de linguagem, fala, voz, motricidade orofacial, além de exames audiológicos básicos.
- Terapia Fonoaudiológica (160 horas): No estágio supervisionado em terapia fonoaudiológica o aluno terá como objetivo realizar atendimento clínico, desde o planejamento até a efetivação de estratégias para recuperação e reabilitação dos distúrbios de linguagem, fala, voz, motricidade orofacial e audição.
O curso possui integração com o Sistema de Único de Saúde (SUS) local e regional. Essa integração está formalizada por meio de convênio, viabilizando a formação do discente em serviço e permite sua inserção em equipes multidisciplinares e multiprofissionais, considerando diferentes cenários do Sistema, com nível de complexidade crescente.