Biblioteca Livros e links interessantes
Agronomia
- A indústria de máquinas agrícolas no Brasil – origens e evolução.
- A trajetória da cana-de-açúcar no Brasil: perspectivas geográfica, histórica e ambiental
- Adubação verde em pomar cítrico
- Agronegócio da Cachaça
- Algodão: o produtor pergunta, a Embrapa responde
- Ambiência nas instalações para produção de leite
- Boas práticas agropecuárias: bovinos de corte: manual de orientações
- Ministério da Agricultura, pecuária e abastecimento. Lei nº5.153 de 23 de julho de 2004
- Decreto n° 23.569. Regulamenta a Profissão de Engenheiro Agrônomo.
- Lei Federal nº 7.802, de 11 de julho de 1989 – Lei nº 9.974 de 2000; e Decreto nº 4.074 de 2002.PDF
- Café: formação da lavoura/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SANAR
- CÓDIGO de Ética do Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia – CREA
- COMISSÃO BRASILEIRA DE GEODÉSIA. A Projeção Geodésica de Gauss e as Coordenadas UTM.
- Construção e instalação de cercas eletrificadas – EPAMIG
- Controle biológico de pragas, doenças e plantas invasoras – EPAMIG
- Controle de plantas daninhas no cafezal – EMBRAPA
- Defesa vegetal e sustentabilidade para o agronegócio – EPAMIG
- Doenças do cafeeiro – Embrapa
- Doenças do cafeeiro: diagnose e controle – EPAMIG
- ESTADO E DESENVOLVIMENTO RURAL – IPEA, 1990.
- Floricultura: tecnologias, qualidade e diversificação. EPAMIG
- Gado leiteiro: perguntas e resposta – EMBRAPA
- Girassol no brasil – Embrapa.
- Instalações elétricas residenciais. ELEKTRO/PIRELLI.
- Instalações Rurais e Práticas de Bem-Estar Animal na Produção de Bovinos de Corte em Propriedades Rurais do Município de Dom Pedrito-RS
- Instruções Agrícolas para as Principais Culturas Econômicas – IACI
- Irrigação – EPAMIG
- Lei nº10.711 de 05 de agosto de 2003, MAPA
- Manual de análise sanitária de sementes – MAPA, 2009
- Manual de métodos de análise do solo – EMPRAPA
- Manual de paisagismo – CDHU
- Melhoramento genético em bovinocultura de Leite, SANAR, 2018
- Olericultura básica instalação da lavoura
- Olericultura: planejamento da produção, do plantio à comercialização, SANAR: Curitiba, 2016
- Perícia e avaliação ambiental: um olhar pela legislação
- Leite e derivados: tecnologias, padrões de identidade e qualidade – EPAMIG
- Pragas do cafeeiro: bioecologia e manejo integrado – EPAMIG
- Processamento de Carnes. Secretaria de educação do Ceará – SEDUC
- Produção de café sombreado
- Regras para análise de sementes – MAPA, 2009
- Seleção e custo operacional de máquinas agrícolas. EMBRAPA Acre, 2000 pdf
- Sistema brasileiro de classificação dos solos. EMBRAPA
- Sistema de Produção para a Cultura da Cana de-Açúcar Zona da Mata. EMBRAPA
- Inovações tecnológicas para a produção de feijão – EPAMIG
- Suinocultura de baixa emissão de carbono: tecnologias de produção mais limpa e aproveitamento econômico dos resíduos da produção de suínos – MAPA, 2016
- Suínos e aves – EMBRAPA
- Tabelas de dimensionamento de condutores elétricos – PIRELLI
- Zootecnia de precisão: princípios básicos e atualidades na suinocultura
Biomedicina
Ciências Biológicas
- Livro vermelho: fauna brasileira ameaçada de extinção. 2018. v.1
- Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. v.2 – mamíferos. 2018.
- Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. v.3 – aves. 2018.
- Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. v.4 – répteis. 2018.
- Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. v.5 – anfíbios. 2018.
- Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. v.6 – peixes.
- Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. v.7 – invertebrados. 2018.
- Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC)
- Política Nacional de Resíduos Sólidos
- Plano nacional de Resíduos Sólidos
- Plano de ResíduoS Sólidos do Estado de São Paulo
- A Organização coletiva de catadores de material reciclável no brasil: dilemas e potencialidades sob a ótica da economia solidária
- Guia de restauração ecológica para gestores de unidades de conservação. Brasilia: Instituto Chico Mendes, 2021.
- RESOLUÇÃO CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997.
- Diagnóstico Ambiental Participativo do Vale do Ribeira e Litoral Sul de São Paulo. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente. 1998.
Educação Especial
- BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Normativas internacionais. Conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente. Brasília: Conanda, 2021.
- Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças.
- BRASIL. Educação Infantil: Saberes e práticas da inclusão. Brasília: Ministério da Educação, 2006. (Coleção Completa).
- FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Forproex, 2012.
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, Brasília, 1996.
- BRASIL. Lei nº 13146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 2015.
- BRASIL. Direito à Educação – necessidades educacionais especiais: subsídios para atuação do Ministério Público Brasileiro. Brasília: Ministério da Educação, 2001.
- XXI Encontro Latinoamericano de Pós-Graduação. O Local frente ao Global: Pesquisa, Ciência e os Povos Indígenas no Brasil.
- ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2006.
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2016
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2009.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília. DF, 2018.
- BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).
- BRASIL. MEC. CNE. CES. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação 2014-2024 e dá outras providencias.
- BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
- I FORPROEX – Encontro de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Brasília. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento, 1987.
- BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/1990. Brasil:1990.
- Deficiência múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagem.
- Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência.
- Síndrome de Rett
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Caracterização da área de geografia
- Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce.
- BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtornos do espectro do autismo.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e mobilidade: conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual.
- BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2008.
- BRASIL. Manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível. Brasília: MEC/ SEESP, 2009.115 p.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei nº. 10.436, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial da União em 24/04/2002.
- BRASIL. Decreto nº 5.626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diário Oficial da União em 22/12/2005.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Projeto Escola Viva – Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola – Alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEESP, 2000.
- BRASIL. Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial [da]República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 2009
- BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC. Brasília, 2018
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Marcos Políticos-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010
- BRASIL. Parecer Nº 67/2003 do CNE/CES, estabelece um referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação
- BRASIL. Ministério da Educação. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem: deficiência múltipla.4. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão.
- SEESP/ SEED/ MEC. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: O Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Deficiência Intelectual, Fascículo II, Brasília, 2010.
- BRASIL. MEC. Proposta Curricular Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental, Brasília: SEF, 2001.
- BRASIL. Diretrizes educacionais sobre estimulação precoce. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 1995.
- BRASIL. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos pedagógicos adaptados/Secretaria de Educação Especial – Brasília: MEC/ SEESP, 2002, fascículo 1. 56p.
- BRASIL. Decreto no.5296. Regulamenta as Leis Nos. 10.048/ 2000, e 10.098/2000, e dá outras providências. Brasília: 2004.
- BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017, institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. DF, 2017.
- Apontamentos críticos sobre estigma e medicalização à luz da psicologia e da antropologia.
- Um panorama sobre as variações em torno do conceito de medicalização entre 1950-2010.
- A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual.
- Planejamento educacional individualizado na educação especial: propostas oficiais da Itália, França, Estados Unidos e Espanha.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Nota Técnica Conjunta n° 02/2015/MEC/SECA/DPEE –SEB/DICEI, 2015
- FORMAÇÃO de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/SECAD-MEC/ UNESCO, 2006.
- Ensino e educação especial.
- BRASIL, Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, nº 248, 1996.
- BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.
- Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado.
- BRASIL. Subsídios para diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
- Diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental de 9 anos e o Plano Nacional de Educação: abrindo a discussão.
- Ponderações Epistemológicas acerca do Currículo Funcional.
- Educação Infantil. Saberes e prática: Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Deficiência Múltipla
- Educação Infantil. Saberes e pratica da inclusão: dificuldades acentuadas de Aprendizagem ou Limitações no Processo de Desenvolvimento
- Apresentação e análise das definições de deficiência mental propostas pela AAMR: Associação Americana de Retardo Mental de 1908 a 2002.
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. Ciclo I. Brasília: MEC, 1998.
- A formação de docentes para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de educandos com deficiências.
- BRASIL. Lei Federal 10.098. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília: 2000.
- BRASIL. MEC. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. Brasília, 1988. 3v.
- Deficiência visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000.
- História de Vida de alunos com deficiência intelectual: percurso escolar e a constituição do sujeito. Tese (Doutorado), 2012.
- BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Coordenação Geral do Ensino Fundamental. Ensino Fundamental de nove anos – orientações gerais.
- BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Ministério da Educação: Brasília, 2006
- BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/ SEF, 2002.
- BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Especial. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
- BRASIL. Educação Infantil: Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência física. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
- BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: avaliação para a identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
Enfermagem
- Manual de cuidados paliativos. 2017
- Manual de cuidados paliativos. 2020
- Dor Total vs Sofrimento: a Interface com os Cuidados Paliativos
- O Conhecimento de estratégias de comunicação no atendimento à dimensão emocional em cuidados paliativos.
- Cuidados Paliativos
- A Avaliação do paciente em cuidados paliativos. V. 1
- A importância dos cuidados paliativos na enfermagem
Farmácia
- ANVISA. Formulário Fitoterápico. 2021
- ANVISA. Farmacopeia Homeopática Brasileira. 2011
- Brasil. Ministério da Saúde. RESOLUÇÃO RDC n. 338, de 06 de maio de 2004.
- Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Medicamentos. Portaria 3.916
- Brasil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.
- Brasil. RESOLUÇÃO CFF nº 724, de 29 de abril de 2022.
- BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 711, DE 30 JULHO DE 2021.
- Brasil. Ministério da Saúde. Guia básico para farmácia hospitalar.
- Brasil. Ministério da Saúde
- CFF. Código de Ética
- CFF. RESOLUÇÃO N. 586, de 29 de agosto de 2013. Regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências.
- CONASS. Ministério da Saúde. Assistência farmacêutica no SUS
- CRFESP. Boas práticas de manipulação de preparações homeopáticas (BPMH) em farmácias.
- CRF-SP. Farmácia Hospitalar
- CRFSP. Manual de Orientação ao Profissional Farmacêutico
- UFSC. LAVEG-Laminoteca e anatomia vegetal
Fisioterapia
- ABRASCO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
- ASSOBRAFIR – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
- CÓDIGO DE ÉTICA
- CREFFITO 3 – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
- FENAFITO – Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais
Fonoaudiologia
- Atuação do Fonoaudiólogo Educacional : Guia norteador
- Audiologia Ocupacional
- Código de Ética da Fonoaudiologia
- Diretrizes de boas Práticas em telefonoaudiologia
- Disfagia
- Fonoaudiologia na Educação
- Guia de Orientação Atuação do Fonoaudiólogo em Avaliação e Reabilitação do Equilíbrio Corporal
- Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Básica
- Guia de Orientação na Avaliação Audiológica
- Guia do Fonoaudiólogo Em Saúde Suplementar
- Manual de Audiologia
- Manual de Biossegurança
- Manual de Plano de Retomada de Atividades Ensino em Fonoaudiologia
- Parâmetros Assistenciais em Fonoaudiologia
- Programa de Prevenção de Perdas Auditivas
- Triagem Auditiva Neonatal Universal – TANU
Gastronomia
- Aromas do Brasil
- Enologia: O estudo do vinho
- Introdução ao mundo do vinho
- Receitas crème brûlée
- Recette facile de petits gâteaux
- Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004.
Medicina Veterinária
Nutrição
- Cadernos de Atenção Básica – Carência de micronutrientes
- Cadernos de Atenção Básica – Diabetes Mellitus
- Guia Alimentar para a População Brasileira
- Política Nacional de Alimentação e Nutrição
- TACO – Tabela de composição
Pedagogia
- Educação ensino fundamental 1ª a 4ª séries
- PCN – Introdução aos pcns. V. 1
- PCN – Língua portuguesa. v. 2
- PCN – Matemática . v.3
- PCN – Ciencias Naturais. v.4
- PCN – Historia e Geografia v. 5.1
- PCN – Historia e Geografia v. 5.2
- PCN – Arte. v.6
- PCN – Educação Física. v.7
- PCN – Temas Transversais: Apresentação. v.8.1
- PCN – Temas Transversais : Ética. v.8.2
- PCN – Meio Ambiente. v.9.1
- PCN – Saúde. 9.2
- PCN – Pluralidade Cultural. V. 10.1
- PCN – Orientação Sexual. v.10.2
- Referencial Curricular Educação Infantil. v. 1
- Referencial Curricular Educação Infantil. V. 3
- Estatuto da criança e do Adolescente
- Parecer CNE/CEB nº 4/98.
- Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, Brasília:Mec, 1996
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, Brasília:Mec, 1996
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
- Brandão, Carlos Rodrigues. O Que é Método Paulo Freire
- Constituição Federal. Brasil: 1988. 14. ed. Revista dos Tribunais, São Paulo, 2009
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
- Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
- Encontro de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras
- Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2. ed. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2007.
- Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069/1990. Brasil: 1990.
- Indagações sobre currículo: Currículo e Desenvolvimento Humano – v. 1
- Indagações sobre currículo: Educando e Educadores: seus Direitos e o Currículo – V. 2
- Indagações sobre currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura – v. 3
- Indagações sobre currículo: Diversidade e Currículo – v. 4
- Indagações sobre currículo: Currículo e Avaliação – v. 5
- Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996.
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96
- Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei 9.394/1996, modificada pela Lei 10.639/2003, para incluir no currículo oficial da rede ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”
- Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: caderno de apresentação
- Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, Brasília: MEC, 1998.
- Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC, 2000. v.6 .
- Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – v. 1
- Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – v. 2
- Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
- Parecer Nº 67/2003 do CNE/CES, estabelece um referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
- Política Nacional de Extensão Universitária.
- Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
- Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – v. 1
- Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2009.
- Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).
- Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
- Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 149, p. 48,31 maios 2012.
- Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação 2014-2024 e dá outras providencias.
- Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.
- Resolução CNE/CP n º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019.
- SAVIANI, Demerval. O choque teórico da Politecnia.
Processos Gerenciais
Psicologia
- Código de ética do psicólogo
- BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação – PNE.
- BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação de 1a a 4a. Brasília: MEC, 2011.
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, Brasília: MEC, 1996.
- BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.
- BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais 5a a 8a séries. Brasília: MEC.
- LOPES, Alice Casimiro. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 389-404, set. 2002.
Segurança do Trabalho
Normas Regulamentadoras
- Tabela de Classificação das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho
- NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais
- NR 2 – Inspeção Prévia (Revogada pela Portaria SEPRT 915, de 30 de julho de 2019)
- NR 3 – Embargos e Interdição
- NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
- NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
- NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI
- NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO
- NR 8 – Edificações
- NR-9 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos.
- NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
- NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.
- NR 11 – Anexo 1 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.
- NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
- Cartilha NR12 – Seguranças em Máquinas para Couro e Tratamento de Fluentes
- Avaliação de Conformidade de Componentes de Sistemas de Segurança de Máquinas no Brasil.
- NR 13 – Caldeiras, Vasos de pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.
- NR 14 – Fornos
- NR 15 – Atividades e Operações Insalubres
- NR 15 Anexo 1 – limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente
- NR 15 Anexo 2 – Limites de Tolerância para Ruídos de Impacto
- NR 15 Anexo 5 – Radiações ionizantes.
- NR 15 Anexo 6 – Trabalho sob condições hiperbáricas
- NR 15 Anexo 7 – Radiações não-ionizantes
- NR 15 Anexo 8 – portaria n.º 426 de 07 de outubro de 2021
- NR 15 Anexo 9 – Frio
- NR 15 Anexo 10 – Umidade
- NR 15 Anexo 11 – Agentes químicos cuja insalubridade é caracterizada por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho
- NR 15 Anexo 12 – Limites de tolerância para poeiras minerais
- NR 15 Anexo 13 – Agentes Químicos
- NR 15 Anexo 13 – Benzeno
- NR 15 Anexo 14 – Agentes Biológicos
- NR 16 – Atividades e Operações Perigosas
- NR 17 – Ergonomia
- NR 17 Anexo I – Trabalho dos operadores de checkout
- NR 17 Anexo II – Trabalho em teleatendimento/telemarketing
- NR 18 – Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção
- Histórico sobre a reformulação da NR – 18 em 1994/19
- NR 19 – Explosivos
- NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
- NR 21 – Trabalhos a Céu Aberto
- NR 22 – Segurança E Saúde Ocupacional na Mineração
- NR 23 – Proteção Contra Incêndios
- NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
- NR 25 – Resíduos Industriais
- NR 26 – Sinalização de Segurança
- NR 28 – Fiscalização e Penalidades
- NR 29 – Segurança e Saúde no Trabalho Portuário
- NR 30 – Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário
- NR 31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura
- NR 32 – Riscos Biológicos Guia Técnico
- NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados
- NR 34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, Reparação e Desmonte Naval
- NR 35 – Trabalho em Altura.
- NR 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados
- NR 37 – Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo
- NR 38 – Segurança e Saúde no Trabalho nas Atividades de Limpeza Urbana e Manejo de resíduos Sólidos.
Guias e Manuais
- Guia de elaboração e revisão de Normas Regulamentadoras em Segurança e Saúde no Trabalho
- Guia de Boas Práticas para Trabalho em Altura nas Atividades Portuárias
- Guia Técnico da NR-33. MTE
- Manual de Auxilio na Interpretação e Aplicação da NR10: Comentada.
- Manual de Aplicação da NR 12: Partes de Sistemas de Comando de Máquinas relacionadas à Segurança.
- Manual de Auxílio na Interpretação a Aplicação da Norma Regulamentadora N.35 – Trabalho em Altura – Incluindo Anexos I e II e alteração do item 35.5 NR-35 Comentada.
- Manual de Auxílio na Interpretação e Aplicação da Norma Regulamentadora nº 36: Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados
- Manual de Orientação para especificação das Vestimentas de Proteção Contra os Efeitos Térmicos do Arco Elétrico e do Fogo Repentino.
Perguntas e Respostas
- Caldeiras, Vasos de pressão, Tubulações – Perguntas Sobre a NR 13
- Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis perguntas e respostas sobre a NR-20
Serviço Social
- Áreas e Subáreas de Atuação Profissional
- BRASIL. Código de Ética do Assistente Social
- BRASIL. Conselho Federal do Serviço Social
- BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente
- BRASIL. Estatuto da Pessoa Idosa Comentado
- RESOLUÇÃO CFESS Nº. 512/2007 de 29 de setembro de 2007. Reformula as normas gerais para o exercício da Fiscalização Profissional e atualiza a Política Nacional de Fiscalização
- São Paulo. Conselho Regional do Serviço Social
- Serviço Social: 25 anos do Código de Ética
Teologia
- IZIDORO, J. L. Cristianismo etíope a partir da experiência étnica narrada em Atos 8,26-40. Dissertação de Mestrado, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2005.
- CORDEIRO, J. M. O símbolo, o sinal e o rito na Liturgia da Igreja.
- DOCUMENTO DA CNBB 100. Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia – A Conversão Pastoral da Paróquia. 52ª Assembleia Geral Aparecida – SP, 30 de abril a 9 de maio de 2014. São Paulo: Paulinas, 2014.
- MOSCOVICI. F. Competência interpessoal no desenvolvimento de gerentes.